Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

terça-feira, 29 de março de 2011

Microbiologia e Biossegurança - 29/03/11 terça-feira

Microbiologia e Biossegurança

Nesta aula aprendemos na prática como fazer assepcia das mãos e coletamos material para cultivo de bactérias.

Foi solicitado os seguintes trabalhos:

P1 : Pesquisar a microbiota residente das mãos. Dar exemplo de gram positiva e gram negativa.

P2: Pesquisar a microbiota transitória das mãos. Dar exemplo de gram positiva e gram negativa.

(em breve ou postar imagens de como fazer a higienização correta das mãos)

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Anatomia - 28/03/11 segunda-feira

Anatomia
(tivemos aula prática de músculos da face)

Sistema Muscular

Obs.: Geralmente este professor apresenta apenas os slides em sala de aula, então abaixo está apenas o que consegui copiar)

 
- Células musculares = contração / relaxamento

- União de células musculares = múscuçlos (massas microscópicas).

Músculos: são estruturas que movem os segmentos do corpo por encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas, ou seja, por contração.

Aparelho Locomotor - Ossos e Junturas = elementos passivos do movimento
                                 - Músculos = elementos ativos do movimento

Aparelho Locomotor - sistema esquelético / junturas - ativo
                                   - sistema muscular                    - passivo

Função do Sistema Muscular

Estática / Dinâmica / Contração Muscular = nervo - placa motora (estimulo nervoso)

Músculo - Nervo Motor - Placa Motora 
- impulso / vontade = músculo é voluntário
- impulso / não tem vontade = músculo é involuntário

Músculos voluntários = estriados (estriações transversais) mais voltados para estrutura óssea

Músculos involuntários = liso (mais viscerais, orgãos)

Músculo Cardíaco = excessão = é Involuntário e Estriado.

Propriedades:

- Contratilidade: diminui o movimento
- Elasticidade: volta a forma de origem

"A ação muscular é decorrente da contração do musculo"

Quanto maior o número de fibras, maior é a força.

Componentes Anatômico dos Músculos Esqueléticos

- Parte (porção) média: é carnosa, vermelha, chamada "carne" e recebe o nome de Ventre Muscular. (Fibras Musculares, parte ativa do músculo, parte contrátil)

- Extremidades
* Cilindróides ou em forma de fita = tendões
* Laminares = aponeuroses Ex: parte branca da carne
(a única diferença destes dois é o formato)
Ambas são esbranquiçads e brilhantes, muito resistentes e praticamente inextensíveis, constituídos por tecido conjuntivo denso e rico em fibras colágenas.
--- Servem para prender o músculo ao esqueleto.

Exceções:

- Tendões e aponeuroses podem se prender em cartilagem, cápsulas articulares, septos intermusculares, derme, tendão de outro músculo.

(ver slide com informação completa)

Fascia Muscular

Mecaninca Muscular

Origem e Inserção

Origem = ponto fixo
Inserção = ponto móvel

- Músculo Braquial = prende-se a face anterior do úmero e da ulna, atravessando a articulação do cotovelo.
Origem: extremidade umeral (proximal)
Inserção: extremidade ulnar (distal)

Classificação dos Músculos

- Quanto a situação (localização)
   Superficiais e Profundos

- Quanto a forma (condicionadas a função)
   Quadrado, trapézio, redondo, etc.

- Quanto ao arranjo das fibras (condicionadas a função)
   Paralelas (longos - fusiformes, largos - leque - retos) e Oblícuas (peniforme: unipenados / bipenados)

- Quanto a origem (número de cabeças) parte fixa
   Bíceps / Tríceps / Quadríceps

- Quanto a Inserção (parte móvel)
   Bicaudados / Policaudados

- Quanto ao ventre muscular
   Digástrico

- Quanto a ação
    flexor, extensor, adutor, abdutor, rotator medial, rotator lateral, pronador, supinador.

Classificação Funcional dos Músculos

Temos estes 4 para cada movimento:

- Agonista
- Antagonista
- Sinergista
- Fixadores ou Posturais

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(assim que possível vou complementar esta aula com mais informações)

Bioquimica - 25/03/11 sexta-feira

Bioquimica

BASE E ÁCIDO, PH E SOLUÇÃO TAMPÃO.

(tivemos aula prática de PH)


Colegas, pra ser bem sincera, eu não entendi direito a parte das fórmulas, mas escrevi o que consegui copiar do quadro. Espero ajudar!

Ionização da H2O e PH

Ionização: Separação de uma molécula em íons.

KW: é chamado o produto iônico da água.

H2 H+ + OH-

KW = (H+) . (OH-) = (H+) . (OH-)
                (H2O)                55,5

KW = (H+) . (OH-) = 1,0 . 10-14 = produto iônico da água (constante de equilíbrio, 25°)

Quando ácidos ou bases fracos são dissolvidos na água, eles podem produzir H+ por ionização

Ácidos (Bronsted e Lowry)
É um doador de prótons (H+), uma substância que pode transferir próton para outra substância.

Base (Bronsted e Lowry)
É um receptor de prótons (H+).

O que determina se uma substância é ácido ou base, é a concentração de H+ e OH-.

PH = - log [H+]

Ex: 1) [H+] = 10-1  => 0,1 (1 casa após a vírgula)
      2) [H+] = 10-6  => 0,000001 (6 casas após a vírgula)
      3) [H+] = 10-12  => 0,000000000001 (12 casas após a vírgula)

1°) PH = - (-1) log 10-1  
      PH = 1 . 1
      PH = 1

A escala de PH vai de 0 a 14.

0-----6,99 = ácido
7                = neutro
7,01---14   = base

Se H+ é maior, então é ácido
Se OH- é maior, é basico ou alcalino
Se H+ = OH- = neutro

Exemplo:

O valor do PH de um produto é 9 (PH = 9)

A fórmula é: KW = (H+) . (OH-) = 1,0 . 10-14

Assim, coloca-se 10-9 no lugar do H+ e X no lugar do OH- que é o que queremos encontrar:

                  KW = (10-9) . (X) = 1,0 . 10-14

Conforme a matemática, tudo x 1 dá o próprio número , então fica assim:

                 KW = (10-9) . (X) = 10-14

Nessa continha quando é multiplicação de números com expoente, devemos somar o expoente (isso é uma regra matemática). Então, 9 mais algum número (que seria o expoente do X) vai ser igual a 14 (que é o expoente do 10). O resultado então é 10-5e. Pois 9 + 5 = 14.
encontrando este resultado (H+ = 10-9 n) e (OH- =  10-5) a segunda pergunta que devemos fazer é: qual destes números é maior? Lembrem-se que não é o elevado a 9 não, e sim o elevado a 5 já que 0,000000001 (9 casas após a vírgula) é MENOR que 0,00001 (5 casas após a vírgula). Sendo então o (OH- =  10-5) significa que o produto é BASICO. Isso a gente já sabia desde o início quando foi informado que o PH era 9, porém, essa é a fórmula que ilustra o porque deste resultado.

Solução Tampão

Alimentos contem: aditivos (conservantes, subs. tamponantes, etc.) Essas substâncias tamponantes são as que tentam impedir uma mudança bruca de PH no produto.


Força dos ácidos
  • Um ácido "forte" é aquele que se ioniza completamente na água, isto é, libera íons H+, porém não os recebe. O ácido clorídrico, o ácido sulfúrico e o ácido nítrico são exemplos de ácidos fortes.
  • Um ácido "fraco" também libera íons H+, porém apenas parcialmente, isto é, estabelecendo um equilíbrio químico. A maioria dos ácidos carboxílicos são deste tipo, e também alguns sais como o cloreto de alumínio.
Temos que lembrar que quanto menor o número do PH mais ácido é o produto e quanto maior, mais básico. Exemplo: um produto de PH 1 é bem mais ácido que um produto de PH 6. Já um de PH 13 é mais básico que um de PH 8.

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