Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Seminário III - 09/05/12 quarta-feira

Seminário III

Tema 1: Terapia Ortomolecular

Tema 2: Acupuntura na Estética

Segue abaixo meu trabalho de Seminários III

1-     Terapia Ortomolecular e Estética Funcional

Dra. Vilma Constantino – Nutricionista e Terapeuta Funcional

Trabalha fato geral, físico e mental.

Início nos anos 50 por Cushman e Harman, comprovando que o O2 é tóxico para as células. A Medicina Ortomolecular está estritamente relacionada ao conceito de radicais livres, sendo o oxigênio, um dos componentes do ar que respiramos, a principal fonte para a sua formação. Os radicais livres acarretam enormes desvantagens para o organismo quando sua produção é aumentada a ponto de superar a capacidade antioxidante natural do próprio organismo. Nessas condições, adversas para o corpo humano, podem ocorrer situações degenerativas crônicas para os tecidos orgânicos.
A Terapia Ortomolecular baseia-se em um enorme paradoxo: a vida é um processo de combustão. O oxigênio, crucial para a existência, é também tóxico para as células.

Ao respirarmos, parte do oxigênio consumido, obrigatoriamente, é transformado em radicais livres - moléculas instáveis que podem lesar, via oxidação, todas as macromoléculas da célula.
Alimentação inadequada, fumo, álcool, radiação, poluição, metais de transição e tóxicos, também contribuem para a geração de radicais livres que, em excesso, superam os mecanismos de defesa naturais das células e provocam o estresse oxidativo, onde milhões de células são danificadas e perdem sua função.

1969 – Mc.Cord e Fridoric descreveram pela primeira vez uma enzima capaz de catalizar a dismutação de um radical e que combatiam os radicais livres do O2.

Nos anos 60 Linos Carl Pawin criou o termo “ortomolecular” que significa: “orto” = ordem, e “molecular” = moléculas.

O objetivo básico é conhecer as inter-relações bioquímicas que ocorrem em nosso organismo. A partir desse conhecimento, ela atua para manter o equilíbrio das moléculas e, de maneira mais global, das células, órgãos e sistemas que o compõem. Linus Pauling, já em 1960, considerava que se pode falar em saúde quando as moléculas de nosso organismo estão em constante equilíbrio. Quando esse equilíbrio é rompido, acarretando uma desorganização molecular, adquirimos as doenças.

Este "acerto" das moléculas se dá através do uso de substâncias e alimentos naturais, sejam vitaminas, minerais e/ou aminoácidos. Estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio químico, combatem os radicais livres.

Exemplo de alimentos

Ex.: Leite = o cálcio que se encontra no leite não está em sinergia com o fósforo e a lactose nós não conseguimos quebrar, ficando assim na circulação criando micro cristais que ficam grudados nas artérias.

Chá verde = inibe absorção de iodo. É o iodo que abre as “portas” da célula para receber a glicose que a insulina trouxe.

Vitamina C = poderoso antioxidante

Metodologia: conhecimento bioquímico funcional; associar técnicas de massagem e substâncias tópicas funcionais que são específicas para cada paciente.

Ex: avaliar rugas vendo o corpo como um todo, ver como o tecido é, se tem rugas nas dobras, rugas de repetição e avaliar as que são naturais e as que são precoce.

Envelhecimento Cutâneo

O envelhecimento é causado tanto por fatores externos quanto internos. Os externos são: hormônios, stress, fumo, sol, etc. e os internos: redução do gel coloidal que perde a capacidade de nutrir e oxigenar as células e na eliminação de toxinas.

Por isso ingerindo os alimentos corretos é possível retardar essa redução do gel coloidal facilitando a nutrição dos tecidos e assim, melhorando o aspecto e saúde da pele.

Cosméticos Ortomolecular

Os cosméticos possuem: óleos nobres, ceras de abelha, óleo de amêndoas prensadas a frio, aminoácidos essenciais e não essenciais, vitaminas, oligoelementos, micro algas verdes (chlorella), etc.

Celulite

A causa é multifatorial e se apresenta em vários graus: 1, 2, 3, e 4. As mulheres apresentam mais celulite por causa de suas fibras que são perpendiculares já nos homens as fibras são mais grossas e de forma oblíqua.

Alimentos que ajudam no tratamento da celulite

- Arroz integral, aveia, castanha do Pará, água de côco, folhas verdes escuras, azeite de oliva, chá verde e branco, centelha asiática, frutas, pepino, linhaça, cenoura, água, gengibre, canela, entre outros.

Sucos

Desintoxicante
½ cenoura ralada
1 folha de couve
1 copo de suco de laranja
1 colher de sopa de farinha de quinua

Beleza Pura
1 copo polpa de Clorofila
10 folhas de dente de leão
1 fatia média de melão
1 unidade média de pepino
1 ½ pêra

Estrias

São a ruptura das fibras colágenas e elásticas, atinge a derme.

Para quem já tem estrias e estão vermelhas, é indicado passar óleo de macadâmia 3x ao dia porque é antiflamatório, estimula a produção de colágeno e elastina.

Bioativos em ortocosméticos – Estrias
- ômega 3, vitamina E, A e C, selênio, manganês, cobre, zinco (em forma de oligo), flavonóides, etc.

Cicatriz Hipertrófica e Quelóide

Uma alimentação adequada antes da cirurgia ajuda a não formá-las.

Pré e Pós Operatório

Sugestão de alimentos: whey protein, vitamina C e A, biotina, zinco, silício orgânico, selênio em forma de oligoelementos.


2- Acupuntura na estética

Fisioterapeuta Cláudia

A Acupuntura é um método para estimular o organismo a melhorar sua função natural de reação contra as doenças.  Ela consiste na inserção de agulhas especiais de ouro, prata ou aço inoxidável (tão finas como um fio de cabelo) em pontos específicos e em diferentes profundidades da pele. Essas agulhas têm a capacidade de alterar condições fisiológicas e bioquímicas e, assim, tratar uma ampla variedade de doenças.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o homem é considerado um sistema energético no qual corpo e mente são unificados, cada um influenciando e equilibrando o outro.  Diferente da Medicina Ocidental que procura isolar e separar a doença da pessoa doente, a Medicina Chinesa enfatiza uma abordagem holística, em que o homem deve ser tratado como um todo.

É baseada em 3 teorias:

Yin / Yang
Existem dois aspectos específicos e essenciais que se complementam e que se mantêm num equilíbrio dinâmico, chamados de Yin e Yang.

A natureza de Yin e Yang não é absoluta, mas relativa. Segundo autores chineses, esse equilíbrio encontra-se em todas as manifestações da natureza, seja no mundo animal, no mundo vegetal, nas reações físicas ou químicas. O Yang e o Yin se complementam e não tem forma, onde os opostos se complementam: dia/noite, homem/mulher, alto/baixo, claro/escuro, etc.

Teoria dos 5 Movimentos ou 5 Elementos
A medicina chinesa prega que para uma teoria ser verdadeira, deve valer para outras coisas do planeta. Neste sentido, aquilo que ocorre no homem, ocorre na natureza.

Existem cinco movimentos no homem que são responsáveis por todas as estruturas do corpo, que dão energia tanto no aspecto de funcionamento, quanto no aspecto de manutenção e nutrição. Estes cinco movimentos foram denominados de água, madeira, fogo, terra e metal. Baseado pelos antigos chineses no fato de que a natureza está constituída destas substâncias.

Os Zang-Fu
No pensamento chinês o corpo humano tem cinco centros energéticos, cuja função é fornecer energia para todas as estruturas corpóreas. Estes centros ficam localizados ao redor dos órgãos que lhe dão o nome.

Estes centros são conhecidos como Zang, que significa os cinco órgãos energéticos, sendo dominados de Shen, Gan, Xin, Pi e Fei.

Na tradução feita pelos ocidentais, o Shen ficou sendo o rim energético, Gan o fígado energético, Xin o coração energético, Pi o baço/pâncreas energético e finalmente, Fei, o Pulmão energético.

Estes órgãos energéticos podem ser comparados com uma “pilha” que vão suprir as necessidades do corpo. Desta forma, estes órgãos energéticos cuidam de várias estruturas do nosso corpo.

O rim cuida do próprio rim, da bexiga, dos ossos, da coluna vertebral, das articulações em geral, do tornozelo, das pequenas articulações das mãos. Cuida também do ouvido, dos dentes, dos cabelos, da medula óssea, da medula espinhal e do cérebro. Além da vontade de trabalhar, de fazer as coisas, do ânimo da pessoa, e no homem é responsável, energeticamente, pela parte sexual.

Excesso de alegria  danifica o coração; de raiva e fúria o fígado; de melancolia e preocupação o estômago, baço e pâncreas, excesso de aflição e tristeza os pulmões.

Meridianos – energia Qi – energia vital



  • Madeira: já dissemos que a raiva afeta a madeira e que madeira é afetada pela raiva. As pessoas madeiras são normalmente tensas, falam alto e se irritam facilmente. Muitos líderes possuem essas características.
  • Fogo: se caracteriza pela alegria excessiva. Não a alegria saudável, mas mais como uma euforia descontrolada, uma agitação e inquietação inclusive mental. Não é a toa que dizemos que "as crianças são fogo..."
  • Terra: a emoção que afeta terra é a preocupaçao, em forma de pensamentos fixos, o excesso de atividade intelectual. Noites acordadas remoendo os problemas... O excesso de estudo para uma prova ou apresentação de um projeto no trabalho, muitas vezes aumenta a vontade de comer doce, que é o sabor do elementos terra;
  • Metal: a emoção relacionada ao metal é a tristeza, e está ligada aos pulmões. Muitas vezes suspiramos quando estamos tristes ou melancólicos. Pessoas com desequilíbrio no elemento metal costumam ter alergias respiratórias frequentes e até mesmo alergias ou coceiras na pele.
  • Água: está relacionada aos rins e a bexiga. A emoção é o medo. Me lembro de um fato curioso que aconteceu com minha tia: num assalto (situação que provaca medo extremo) ela imediatamente teve fortes dores na região dos rins e sentiu a coluna travar. Os idosos são característicos do elemento água, apresentando sintomas como dor lombar, cabelos brancos, dor no joelho.
            
Acupuntura Estética

O equilíbrio energético ajuda na beleza de dentro para fora.

Podemos tratar: obesidade, redução de medidas, linhas de expressão, celulite, pitoses, pós operatórios, etc.

Bom tratamento envolve um bom diagnóstico, saber a queixa do paciente, asspesia da pele, intolerância à agulha e sensibilidade.

Objetivos: emagrecer, tonificar, drenar, desintoxicar, etc.

Vantagens: tratamento menos agressivo, resultados duradouros, mais acessível financeiramente, não precisa de anestesia, pode ser preventiva também.

Fisignomia: é o estudo do conhecimento do caráter das pessoas pelos traços fisionômicos.
É o desvendar do estado interior do homem olhando para os símbolos exteriores do seu rosto


O tratamento baseia-se na colocação de agulhas em pontos estratégicos locais e à distância, previamente diagnosticados, visando um tratamento geral.
As agulhas são inseridas na região intradérmica, não causa dor e logo após algumas sessões, observa-se uma melhora no tônus muscular e na circulação local; aumentando a vitalidade da pele e promovendo o rejuvenescimento. Na acupuntura estética, são ainda estimulados pontos para promover o funcionamento do intestino, facilitar a digestão, controlar a ansiedade e reduzir o apetite.
No caso das estrias; a colocação das agulhas na região comprometida estimula a produção de colágeno, melhorando muito o aspecto da pele.  
Nas rugas; sinal de desarmonia dos músculos da face e muita exposição ao sol; a acupuntura estética atua na renovação da elasticidade da pele. Porém tem seu limite de ação. Não tira rugas profundas, nem excessos de pele!


Técnicas
Eletroacupuntura - Eletrodos ligados às agulhas, ajudam a potencializar a ação da agulha, auxiliando na drenagem dos líquidos, eliminação de toxinas e dissolução de gordura, reduzindo desta forma, medidas e celulite.
- Ventosas - Realiza trabalho de sucção, auxiliando na drenagem corporal e eliminação de toxinas
- Cremes com centelha asiática e cafeína - Possuem ação lipolítica (reduz gordura corporal) quando utilizados juntamente com massagens e ventosa.
- Auriculoterapia - Pontos presentes no pavilhão auricular que quando estimulados, auxiliam no tratamento da ansiedade, saciedade da fome e eliminação de toxinas.
- Geoterapia - Barro medicinal utilizado no auxílio da desintoxicação do organismo, para vitalidade da pele e como hidratante facial.  
O número de sessões varia de acordo com o que o indivíduo deseja. O número mínimo de sessões semanais é de 1 e no máximo 3 para que o organismo possa sentir os efeitos do tratamento.

As contra-indicações são para pacientes que apresentam doenças graves e marca-passo.



--/--