Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ética e Legislação Profissional - 20/08/12 segunda-feira

Ética e Legislação Profissional

Profa. Kátia

Bioética

Diretrizes da Ciência

1- A bioética seria um "sub-ramo da ética", buscando re-significar as velhas questões humanas a partir dos fatos novos produzidos pela genética e biotecnologia (clonagem, transgênicos, suplementos hormonais, próteses, células-tronco, interfaces neurais, etc). Na verdade, se abandonarmos a metáfora da "árvore do conhecimento" e seus "sub-ramos", chegaremos à conclusão de que bioética é, na verdade, ética - num mundo cheio de "novidades biológicas".
 
2- A bioética também pode ser considerada um novo tipo de ética, não mais focada exclusivamente nos seres humanos, e sim abrangendo toda a vida na terra. Assim, se o "certo" pra mim é comer carne todo o dia (o que inclusive "alimenta"o mercado e "gira" o capital), "para a vida na terra" seria melhor não sacrificarmos tantas vacas, ocupando menos espaço, consumindo menos recursos e produzindo menos metano, inclusive.
 
3- Por fim, podemos considerar que as inovações biotecnológicas das últimas décadas é que estariam obrigando o homem a criar uma nova ética. Afinal de contas, os homens de hoje podem recriar seus corpos de uma maneira nunca antes imaginada, a não ser sob o signo de magia. Podem fazer clones de si mesmos quando estiverem velhos. O mundo pode ficar muito estranho. A clássica obra "Frankstein", do final do século XIX, antecipa o início de uma nova era que teria seu marco na descoberta do DNA, em 1950.
 
 
--/--