Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Biocosmética e Fitocosmética I - 29/05/12 terça-feira

Biocosmética e Fitocosmética I

Profa. Sandra

Continuação da Aula de Argila

Argila com Óleos Essênciais e Tramento Capilar com Argila

Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração. Quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, porém, seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades.

O diferencial da associação com a aromaterapia é o fato de poder criar as mais diferentes misturas, que atendam as mais diferentes necessidades, o que se dá através da escolha correta do carreador - o veiculo de diluição dos óleos essenciais. A argila não pode ser preparada somente com água se na mesma for adicionado óleos essenciais, pois estes não são completamente solúveis em água. Ao preparar qualquer sinergia de argila com óleo essencial é necessário o uso de uma base neutra para solubilizar o óleo essencial, antes de ser misturado à argila. Esta base pode ser um sabonete neutro, um gel ou um creme base ou o óleo vegetal (o carreador básico da aromaterapia). A capacidade do profissional estará, então, intimamente relacionada ao conhecimento que ele possuir dos recursos oferecidos pela associação das duas técnicas para curar, hidratar, reconstituir, desintoxicar, revitalizar, equilibrar ou qualquer outra ação que se proponha.

Como fazer a preparação das argilas: