Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Biocosmética e Fitocosmética I - 29/05/12 terça-feira

Biocosmética e Fitocosmética I

Profa. Sandra

Continuação da Aula de Argila

Argila com Óleos Essênciais e Tramento Capilar com Argila

Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração. Quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, porém, seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades.

O diferencial da associação com a aromaterapia é o fato de poder criar as mais diferentes misturas, que atendam as mais diferentes necessidades, o que se dá através da escolha correta do carreador - o veiculo de diluição dos óleos essenciais. A argila não pode ser preparada somente com água se na mesma for adicionado óleos essenciais, pois estes não são completamente solúveis em água. Ao preparar qualquer sinergia de argila com óleo essencial é necessário o uso de uma base neutra para solubilizar o óleo essencial, antes de ser misturado à argila. Esta base pode ser um sabonete neutro, um gel ou um creme base ou o óleo vegetal (o carreador básico da aromaterapia). A capacidade do profissional estará, então, intimamente relacionada ao conhecimento que ele possuir dos recursos oferecidos pela associação das duas técnicas para curar, hidratar, reconstituir, desintoxicar, revitalizar, equilibrar ou qualquer outra ação que se proponha.

Como fazer a preparação das argilas:

- para máscaras faciais: use 1 colher de sopa da base neutra com até 3 gotas de óleo essencial. Acrescente uma colher de sobremesa de argila após diluir os óleos essenciais.
- para máscaras corporais: use duas colheres de sopa da base neutra com até 15 gotas de óleo essencial. Acrescente uma colher de sopa rasa de argila após diluir os óleos essenciais.

Algumas sinergias de máscaras faciais:

Máscara facial para peles oleosas e combinadas
  
Para peles acnéicas acrescente, 2 gotas de tea tree.
  
Argila Verde
1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta
2 gotas de óleo essencial de cipreste

Se a pele for acnéica, acrescentar 2 gotas de tea tree (melaleuca)
  
Ação:
Máscara adstringente e refrescante que combina a micro esfoliação da argila verde com o efeito tensor e adstringente do óleo essencial de cipreste, para promover tonicidade e maciez à pele, bem como a ação descongestionante e refrescante do óleo de hortelã-pimenta.
Promove uma suave sensação de frescor.
Auxilia no controle da oleosidade.


Máscara facial para peles sensíveis, desidratadas e manchadas
  
Argila Branca
2 gotas de óleo essencial de lavanda
1 gota de óleo essencial de palmarosa
  
Máscara hidratante e regeneradora, que combina o poder revitalizante e cicatrizante da argila branca com a ação citofilática do óleo essencial de lavanda e palmarosa, para promover a maciez e o clareamento da pele, restaurando o viço e a luminosidade.
  
Máscara facial para peles envelhecidas e cansadas
  
Argila Preta
2 gotas de óleo essencial de copaíba
1 gota de óleo essencial de gengibre
  
Máscara regeneradora e nutritiva para peles cansadas e desvitalizadas que combina, de forma sinérgica, o efeito estimulante do gengibre com a ação regenerativa e hidratante da copaíba, potencializado pela renovação celular promovida pela ação esfoliante da argila.
  

Máscara facial para todo tipo de pele inflamada
  
Argila Cinza
1 gota de óleo essencial de gerânio
2 gotas de óleo essencial de tea tree (melaleuca)
1 gota de óleo essencial de lavanda
  
Máscara cicatrizante e antiinflamatória, produzida pela argila com a ação dos óleos essenciais de gerânio, tea tree e lavanda, que ajudam a equilibrar as peles com acne de origem hormonal, por tensão ou estresse.
  

Mascar facial para peles mistas e desvitalizadas
  
Argila Marrom
1 gota de óleo essencial de laranja
1 gota de óleo essencial de mirra
1 gota de óleo essencial de lavanda
  
Máscara esfoliante e nutritiva, que combina a micro esfoliação produzida pela argila e potencializada pelos óleos essenciais de mirra, lavanda e laranja.
Ajuda no tratamento de rugas finas, peles manchadas e desvitalizadas.
  

Mascara facial para peles oleosas e asfixiadas.
  
Argila Amarela
1 gota de óleo essencial de cipreste
1 gota de  óleo essencial de copaíba
1 gota de óleo essencial de lavanda
  
Máscara revitalizante e adstringente que combina a micro esfoliação produzida pela argila e potencializada pelos óleos essenciais de cipreste, lavanda e copaíba.
Ajuda no tratamento de peles desvitalizadas, com rugas finas e com poros dilatados.

A idéia é a mesma para desenvolver sinergias para máscaras corporais. O que muda é a proporção dos diversos componentes.

Ao profissional cabe, a partir do conhecimento adquirido em cursos, leituras, etc., exercitar a sua intuição, integrando as suas diversas experiências práticas e desenvolvendo estudos de casos para os mais diversos fins, formulando, assim, suas próprias sinergias.

* Oligoelementos (microminerais) são elementos químicos essenciais para os seres vivos. Geralmente são encontrados em baixa concentração nos organismos, mas são essenciais aos processos biológicos por serem fundamentais para a formação de enzimas vitais para determinados processos bioquímicos como por exemplo a fotossíntese ou a digestão. (fonte Wikipédia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário