Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Estética Facial II - 08/08/12 quarta-feira

Estética Facial II
 
Profa. Natália
 
Prova Teórica 1° Bim e 2° Bim = 70,00
Trabalho em Grupo = 20,00
Atitudinal = 10,00
 
Avaliação Diagnóstica
 
Aula: Envelhecimento Cutâneo
 
Envelhecimento cutâneo
O envelhecimento da pele tem basicamente duas causas: passagem natural do tempo (envelhecimento intrínseco, ou envelhecimento cronológico) e fatores ambientais que interagem com a pele (envelhecimento extrínseco). Também conhecido como fotoenvelhecimento, o envelhecimento extrínseco é provocado principalmente pela exposição ao Sol, que tem efeito cumulativo e potencializa o surgimento de rugas e manchas.
 
O envelhecimento cronológico acompanha o processo ocorrido também com outros órgãos diante da degeneração natural do corpo e não tem relação com fatores ambientais. Com o passar dos anos, as células diminuem sua capacidade de renovação, e cai drasticamente a produção das fibras de colágeno e elastina, que conferem firmeza e tonicidade. Assim, a pele perde elasticidade e se torna mais fina e flácida, passa a apresentar rugas finas na superfície, e é acometida também pela atrofia.
 
A menor atividade das glândulas sudoríparas torna a pele mais seca, e a diminuição da microcirculação sanguínea reduz sua vitalidade e luminosidade. Além disso, efetuamos todos os dias mais de 1.500 contrações faciais, que marcam a epiderme na forma de linhas finas e rugas de expressão. O processo de envelhecimento cronológico acentua as rugas de expressão, que tendem a ficar mais profundas e marcadas.
 


Envelhecimento x Protetor Solar
 
A radiação ultravioleta é responsável por cerca de 80 – 90% do envelhecimento observado na pele. A proteção solar constitui importante medida para prevenir e tratar o envelhecimento cutâneo.
Espectros parte da radiação solar que correspondente ao UVA (320-400nm) e UVB(280-320nm) são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento e pela indução de câncer de pele.
 
A proteção solar deve iniciar na infância, sendo necessária a educação quanto aos horários de exposição, evitando-se sol entre as 10 e 15 horas nas situações de exposição intensa.
Deve ser usado sempre um fotoprotetor adequado, aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas. Além disso, roupas e chapéus também devem fazer parte da proteção. O filtro solar deve ser passado em toda a superfície cutânea, numa quantidade equivalente a 2mg/cm2.
 
Filtro solar é um produto cuja formulação terá ingredientes capazes de proteger a pele do sol. Existem dois tipos de filtros solares: o filtro químico e o filtro físico. O primeiro interage quimicamente com a radiação ultravioleta e transforma a mesma em calor. O segundo protege através de uma barreira promovendo a reflexão dos raios ultravioleta. Os filtros também podem ter outros princípios ativos como: hidratantes, vitaminas antioxidantes e clareadores. O filtro também pode ter vários veículos diferentes como pomadas, cremes, géis e loções; que vão ser indicados conforme o tipo de pele.
 
O filtro solar protege a pele em relação aos danos agudos como a queimadura, assim como das crônicas como envelhecimento e câncer de pele. Imaginemos que uma pessoa vá a praia sem filtro solar e fique vermelha após 10 minutos. O fator de proteção solar 15 significa que após passá-lo, esta mesma pessoa poderá ficar um tempo 15x maior antes de ficar vermelha, isto é 150 minutos (cerca de 2 hs).
 
Hoje em dia também é importante perceber na embalagem se o filtro também protege em relação a UVA (ultravioleta A). O fator de proteção solar para usar na praia deve ser pelo menos 15, mesmo em pessoas mais morenas.
 
O filtro solar precisa ser passado numa quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora. Ele deve ser espalhado em todo corpo inclusive orelhas, pés e mãos 30 minutos antes da exposição solar. O filtro deve ser repassado novamente, também em quantidade significativa 20 a 30 minutos após o início da exposição. Depois disso ele será reutilizado a cada 2 horas.
 
Os indivíduos que tem exposição intensa devido a esportes ao ar livre devem usar bloqueadores solares (proteção mais ampla) e também resistentes a água.
Todas as pessoas, independentemente da cor da pele e da idade, até mesmo crianças e idosos. Depois de duas a três horas de exposição é conveniente se resguardar sob um guarda-sol e vestir uma camiseta ou qualquer outra proteção, enfim, não expor a pele em demasia ao sol.
 
Há inúmeros princípios ativos que são utilizados nos filtros solares como: ácido aminobenzona, avobenzona, octil melaxinamato, oxido benzona, óxido zinco, dióxido de titânio.
 
Há muita controvérsia a respeito da absorção das substancias químicas dos filtros solares pela pele. Recentemente circulou pela imprensa e internet informações ¨terroristas¨ sobre a absorção de ativos do protetor solar. Estas notícias afirmavam que filtros com proteção maior que 30 ao ser absorvidos produziam efeitos estrogênicos em mulheres como: endometriose, cisto uterino, doença fibrocística nos seios, predisposição ao câncer uterino, dor de cabeça, tensão pré-menstrual, alterações no ciclo menstrual. Já no caso dos homens pode ocorrer a diminuição na quantidade de esperma, feminilização, desenvolvimento dos seios, tamanho de pênis menor que o normal,maior incidência de câncer testicular, bloqueio ou redução de características do comportamento masculino no cérebro fetal.
 
Há evidências em ensaios pré-clínicos de que o 4-metilbenzilideno cânfora (DMC) e derivados possuem atividade estrogênica em ratos; da mesma forma, o octilmetoxicinamato tem sugestiva ação estrogênica em úteros de ratas imaturas.
Entretanto, não foi evidenciado este dano em humanos através de metodologia cientifica, portanto é improcedente atribuir as patologias referidas aos ativos em questão.
Não foi comprovado o aumento do útero em diversos outros estudos.
Sendo mudada a metodologia não foram comprovadas quaisquer alterações no útero de animais.
A margem de segurança para o 4-MBC e OMC calculado seguindo as normas do SCCNFP foi maior que 100.
 
A escolha é importante levando em consideração a edoneidade do produto que deve ter registro nos órgãos competentes como ministério da saúde.
Estas notícias e informações foram acompanhadas da propaganda de um novo princípio ativo que não permitia a absorção química dos ativos existentes nos filtros solares.
Imediatamente, a comunidade científica se mobilizou e órgãos como o comitê cientifico para cosméticos e produtos alimentares se posicionaram sobre estas informações sensacionalistas.
Esta comissão analisou detalhadamente os estudos, encontrando problemas metodológicos básicos, e emitiu um parecer formal e respeito, concluindo que os ativos acima citados não possuem efeitos estrogenicos que tenham potencial de afetar a saúde humana.
As metodologias utilizadas para a analise de produtos devem ser padronizadas para que não ocorram informações falsas ou sensacionalistas.
Padronizando as mesmas substâncias químicas encontradas nestes filtros não causaram alterações portanto estão na margem de segurança para serem utilizadas.
 
 
--/--