Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

domingo, 20 de março de 2011

Cabelo e seu PH

CABELO E SEU PH

*Encontrei essas informações em um blog e achei bem interessante. Quem quiser acessar, o site é: http://hairmodification.wordpress.com/2010/02/11/shampoosxampu-sem-sal-anti-residuos/

PH
O PH do couro cabeludo está entre 3.8 e 5.6 e o PH ideal para um xampu de uso diário está entre 5 e 7.
Se o PH for maior que 7, as cutículas se abrirão mais. É o caso dos xampus anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os corpos oleosos, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar.
No caso de cabelos danificados ou quimicamente tratados, o PH do xampu deverá ser ácido.Nossos xampus contêm geralmente detergentes aniônicos (cargas elétricas negativas) que abrem as escamas da cutícula para a limpeza.
Também é fundamental saber como a água que usamos para a lavagem foi tratada.
Aqui no Brasil é usado o cloro, o que determina que a concentração do tensoativo (detergente) no xampu seja em torno de 25%. Já na Europa e nos Estados Unidos, onde a água é tratada com cálcio e magnésio, essas concentrações vão de 50 a 75%.


Como escolher o seu xampuXampu para cabelos secos, para cabelos enrolados, para cabelos loiros… conheça os tipos existentes no mercado e o que eles podem – e o que não podem – fazer pelo seu cabelo
Dezenas de marcas e de tipos diferentes de xampu são oferecidos, cada um com uma promessa mais maravilhosa do que a outra… será que é isso mesmo?
Esta é uma questão controversa, que divide inclusive cabeleireiros e profissionais de beleza. Para alguns a promessa dos xampus é, na realidade, uma meia-verdade. “A questão é o que os xampus não são para cabelos oleosos, secos, opacos. São para cabelos que estão oleosos, secos, opacos.”
Já para outros. “Xampu é xampu, ele serve para limpar o cabelo. O processo é simples: o xampu vai abrir as escamas e limpar o fio.

Tipos de cabelo
Pelo sim ou pelo não, antes de escolher o produto (xampu ou condicionador) a aplicar em seu cabelo, você precisa saber como está o seu cabelo. Oleoso, ressecado, normal, misto?
Cabelos mistos: têm oleosidade maior na raiz e as pontas são mais secas. Os cabelos tratados com escova progressiva tendem a apresentar características de cabelos mistos.
Cabelos secos: os cabelos que estão ressecados são mais opacos, “armam” e “quebram” mais facilmente.
Cabelos oleosos: são os cabelos que dão a impressão de estar “sujos” com mais frequência, mesmo com apenas um dia sem lavar.
Cabelos normais: têm uma oleosidade balanceada, fios lubrificados na medida certa, brilho e flexibilidade.
 
Freqüência de lavagensA regra não poderia ser mais simples: lave os cabelos quando eles “pedirem”. Não existe problema em lavar todos os dias, se for necessário assim.
Se os seus cabelos estão oleosos, lave-os. Nada mais incômodo do que um cabelo mal-lavado. E nada mais gostoso do que um cabelo limpinho e cheiroso.
Lembre-se, porém, da hidratação correta: ela é essencial para a vitalidade e a saúde dos seus cabelos.
Xampu anti-resíduos é um produto de limpeza profunda, e por isso não deve ser usado sempre. A freqüência de uso recomendada é de uma vez por semana. Eles removem restos de produtos que você utilizou no cabelo, como condicionadores, leave-in, mousses etc., evitando acúmulo de substâncias, o que deixa o seu cabelo sem vida, opaco e pesado. Ele não é recomendado para cabelos com progressiva.
Xampu sem sal é mais suave do que os outros, e extremamente indicado para cabelos quimicamente tratados, principalmente com escovas progressivas. Este tipo de xampu combate o ressecamento do cabelo, diminuindo sua porosidade. É uma escolha bem inteligente, e cada vez mais os bons salões vêm “descobrindo” este tipo de xampu, que, entretanto, existe há muitos anos.
Xampu anti-resíduos: ele existe, ele funciona, ele é indispensável
Capricho ou necessidade? Afinal, o xampu anti-resíduos serve para quê? Estas perguntas já devem ter passado alguma vez pela sua cabeça, certo? Mas e o xampu? Passou também?
Saiba que se você tem o ótimo e corretíssimo costume de usar produtos sem enxágüe, fatalmente cairá nas graças dos produtos de limpeza profunda. Isso porque os finalizadores acabam impregnados no cabelo mesmo depois de lavados com xampus convencionais. A saída é apelar para um anti-resíduos, que realiza uma lavagem mais profunda, melhorando a oxigenação dos fios.
bonito como antes? Puro mito! Por quê?
Simples: depois de um período de uso (que varia de cabelo para cabelo), alguns produtos – normalmente os que contêm silicone – ficam acumulados nos fios, formando uma espécie de barreira, que impede a penetração e a ação de xampus convencionais e máscaras de hidratação.
É nessa hora que os anti-resíduos podem ajudar, pois ele é capaz de deixar seu cabelo pronto para receber os ativos do seu xampu habitual nas próximas lavagens, uma vez que ele possui uma carga maior de agentes de limpeza. Em vez de correr até a loja de cosméticos para renovar o estoque dos seus produtos, use um xampu anti-resíduos semanalmente ou a cada 15 dias.
Fique de olho
• Como os anti-resíduos abrem bem as escamas do fio para retirar as impurezas, recomenda-se aplicar uma máscara hidratante logo em seguida para evitar o ressecamento do cabelo.
• Nem pense em diluir o xampu em água para deixá-lo mais “fraco”. A fórmula já é balanceada e a água misturada só vai atrapalhar o resultado final.
• Procure comprar anti-resíduos com PH neutro (em torno de 7). Eles agridem menos porque não retiram os nutrientes dos fios.
• Os anti-resíduos eliminam dos fios o excesso de cloro, sal, poluição, mousse, reparador, gel, creme para pentear e toda a sorte de produtos.
• Se você colore os cabelos, use os anti-resíduos com muita moderação (uma vez por mês), pois ele elimina parte dos pigmentos da tintura.
• Cabelos que passaram por escova progressiva não devem receber os anti-resíduos com freqüência em função da sua ação de limpeza profunda, que acaba retirando a química dos fios.
 
Desvendando o mito: xampu com ou sem sal?Você está cansada de ouvir por aí que é melhor passar longe de xampu com sal, certo?
Muitos profissionais, fabricantes e vendedores repetem em coro “xampu com sal faz mal para os cabelos”. Não por acaso, a moda nas prateleiras das lojas de cosméticos são os xampus que não contêm a substância. Mas, afinal de contas, o sal é tão ruim assim para os fios?
Antes de tudo, é preciso entender que a informação “Sem sal” que consta nas embalagens dos xampus faz referência exclusivamente a um único tipo de sal, o cloreto de sódio – em outras palavras, o sal de cozinha. O fato é que não é possível fabricar um xampu 100 % sem sal.
Isso mesmo! Você leu direito! Todo xampu possui sal, só muda o tipo. Faça o teste! Leia o rótulo do seu xampu, cuja embalagem indica que o produto não contém sal. Você vai encontrar uma palavrinha especial por lá, que pode ser grafada de diferentes modos: lauril, lauryl ou laureth. Normalmente ela vem acompanhada por outras palavras complicadas e o resultado final vira um palavrão. Em todo caso, eis aí o sal do seu xampu!
E por que ele está lá?
Segundo a química, o sal é detergente, molhante, espumógeno, emulsificante e solubilizante. Trocando em miúdos, o sal nada mais é do que o agente de limpeza presente nas fórmulas dos xampus, que além de dar mais consistência ao produto, cria espuma. A pergunta dos especialistas, portanto, é esta: você compraria um xampu que não limpasse seu cabelo? Segundo eles, a agressividade dos xampus à base de sal é mais um mito a ser derrubado, uma vez que a má fama da substância não se comprova cientificamente.
Não podemos esquecer também que, em contato com a água, o sal se dissolve por completo. Além disso, ele não se deposita no fio, pois os cabelos são muito bem enxaguados após o uso do xampu.
Porém, como todo componente químico, em excesso, o sal pode ser prejudicial. Em grande quantidade, ele pode irritar os olhos, a pele e o couro cabeludo. Mas não se preocupe com todos os xampus com sal, vale lembrar que tem os de baixa concentração de sal mesmo que não digam isso, mais cuidados com algumas marcas, elas realmente exageram, pois são feitas para o grande publico e esses não se preocupam em nada com o que usam no cabelo.
Quimicamente, xampus com sal não têm contra-indicações. Tanto que as grandes marcas americanas e européias seguem comercializando esses produtos até hoje.
 
Sal e escovaCom a moda das escovas progressivas e definitivas, muitos profissionais passaram a recomendar às clientes que lavassem o cabelo com xampus sem sal. De fato, muita gente acredita que o xampu com sal pode comprometer o efeito liso. Isso, no entanto, não é verdade do ponto de vista químico. Portanto, nenhum sal é capaz de alterar a eficácia de tratamentos químicos desse porte.
Se você alisou seus fios não se preocupe com o sal, mas sim com hidratações freqüentes e com o PH do seu xampu, que deve ser ácido (em torno de 5). Mas por quê?
Simples: no processo de alisamento o PH do produto utilizado é alcalino, justamente para abrir bem as escamas do fio, que será reestruturado. O PH ácido do xampu fechará as escamas.
Os xampus sem sal são os que têm o PH mais equilibrado para quem passou por processo alisantes, por isso a indicação dos profissionais.

Sal e cabelo bonito
E por que eu noto que meu cabelo não fica bonito quando eu uso xampu com sal? Não culpe o sal. Culpe, dentre outros fatores, o PH do seu xampu, que, provavelmente não é o mais indicado para o seu caso. Ou culpe a combinação de xampu e condicionador de linhas diferentes, o que pode causar um conflito de PH.
 
E aí, gostaram? Alguém tem algum comentário, alguma informação para acrescentar?
 
 

Bioquimica - 18/03/11 sexta-feira

Bioquímica

A Matéria Viva

Principais Substâncias:

Água 65%
Proteínas 15%
Lipídios 8%
Carboidratos 6%
Sais minerais 5%
Outros 1%
Total

Biomoléculas: são composta de C (carbono), cujas massas são formadas em 99% por C, H, O e N.

* A principal biomolécula, responsável por 70 % do peso total de uma célula, é a ÁGUA

Macromoléculas: são biomolécuas grandes formadas a partir de unidades fundamentais ou unidades formadoras.

Aminoácidos: C, H, O, N, S, P, e em algumas Fe.

DNA: N, C, H, O, P, S.

Ácidos Graxos: C, H, O

Composição química da célula:

N, C, H, O = 96%
Minerais = 3,962 %
Outros (Zn, Br, Mn, Cu, C, Co) = 0,038%

Água no mundo

Água doce: 11%
Água salgada: 97%
Geleira: 2%

Sem a água a célula não funciona corretamente.

O sistema nervoso central é onde encontramos celulas com mais água.

Consumo de água pelo ser humano:
 1.500 ml (minimo / dia)
    800 ml (produtos sólidos)
    400 ml (produzidos por nosso metabolismo)

Metabolismo: Conjunto de reações quimicas que transformam o alimento que consumimos em energia.

Perda de água: 600 ml (evaporação e suor)
                       1.500 ml (urina)
                         400 ml (expiração = ar exalado)
                         100 ml (fezes)

Hidratação da pele

- Cremes oclusivos
- Umectantes
- Emolientes
- Reparadores Protéicos

Água

Importância da água

- Solvente universal
- fase dispersante
- transporte de substância
- reações de hidrólise
- manutenção de temperatura

Hidrofílicas (ou também podem ser chamadas de polares): se dissolve facilmente na água. (ex. sal, açúcar)

Hidrofóbicas (ou também podem ser chamadas de não polares): não se dissolvem em água. (ex: lipídios)

* 25% da gasolina é alcool. A gasolina é hidrofóbica e o alcool é anfótero.

Anfipáticos (ou Anfóteros): tem regiões polares e não polares. Moléculas que contém uma ou mais regiões hidrofóbicas e uma ou mais regiões hidrofílicas. (ex: palmitato de sódio).
É solúvel tanto em meio aquoso quanto em lipídios.

Ácido: toda substancia que doa prótons ou H+.

Base: Recebe prótons. Ou segundo uma outra teoria, ela é doadora de OH-.

---