Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Estética Corporal II - 07/08/12 terça-feira

Estética Corporal II

Profa. Poliana

Estrias

Site: http://www.tratamentodeestrias.med.br/?tratamento-de-estrias=www.tratamentodeestrias.med.br

A matéria da professor está nos slides, abaixo segue cópia de explicação de um site médico que mais se aproxima com a aula.


Estrias - Definição
A estria é uma atrofia de pele adquirida, de aspecto linear e sinuoso, com um ou mais milímetros de largura. Trata-se de uma lesão decorrente da degeneração das fibras elásticas, desarranjo das fibras colágenas e rompimento das fibras da derme devido à distensão exagerada ou alterações hormonais. Inicialmente é avermelhada, tornando-se esbranquiçada à medida que passa por um processo de amadurecimento. As estrias apresentam-se paralelamente e simetricamente umas às outras e perpendicularmente às linhas de fenda da pele, indicando um desequilíbrio elástico localizado. Tendem a ser bilaterais e simétricas em ambos os lados do corpo.
As estrias são encontradas em ambos os sexos, com predominância no sexo feminino, principalmente a partir da adolescência. Entretanto, as estrias podem aparecer em todas as idades. Na mulher adulta saudável, a incidência de estrias é 2,5 vezes mais freqüente que no homem nas mesmas condições.
Quanto à sua localização, são mais comuns nos glúteos, seios, abdome, coxas e região lombo sacral. Raramente, aparecem em regiões como fossa poplítea, tórax, região ilíaca, antebraço, porção anterior do cotovelo.
 
Causas

Existem três teorias básicas para explicar as causas das estrias:

Teoria mecânica: acredita-se que a excessiva deposição de gordura no tecido subcutâneo, com subseqüente dano as fibras elásticas e colágenas da pele, seja o principal mecanismo do aparecimento das estrias. As estrias também são consideradas seqüelas de períodos de rápido crescimento, onde ocorre a ruptura ou perda das fibras elásticas dérmicas. Exemplos clássicos são a gravidez, o estirão do crescimento em adolescentes e quando ocorrem grandes flutuações de peso.

Teoria endócrina: as estrias podem aparecer como efeito colateral da cortisona, quando esta droga e usada para tratar uma determinada doença.

Teoria infecciosa: processos infecciosos podem provocar danos às fibras elásticas, provocando estrias. Alguns exemplos são a febre tifóide, tifo, febre reumática, hanseníase e outras infecções.

Características Clínicas
As estrias apresentam-se inicialmente como vergões lineares vermelhos ou arroxeados. Geralmente são assintomáticas, mas alguns pacientes podem apresentar um leve prurido no estágio inflamatório. Eventualmente, após um período de maturação de 6-24 meses, as estrias tendem a nivelar-se, deixando listras rugosas, atróficas e hipopigmentadas (cor mais clara do que a pele).

Tratamento

As estrias são lesões irreversíveis, não existindo um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Enquanto a estria é recente, é possível tratá-la e até revertê-las com o uso de tratamentos como esfoliação, laser, etc. Na verdade, quando mais precoce for o tratamento, melhor será a resposta do paciente. As estrias brancas e com relevos são mais difíceis de serem revertidas com tratamentos estéticos.
Durante o tratamento, a exposição ao sol deve ser evitada durante 2meses.
 
Laser

Quando utilizado na fase avermelhada (imatura) da estria, o laser provoca um fechamento dos pequenos vasos sanguíneos e estimula a formação de um novo colágeno, dando à estria uma tonalidade próxima a da pele e uma diminuição do seu tamanho. Na fase esbranquiçada (madura), o laser atua basicamente estimulando a produção de um novo colágeno, visando somente a diminuição do tamanho da estria.
São necessárias pelo menos 5 sessões, que podem ser mensais ou quinzenais. O método é indolor, e o grau de satisfação dos pacientes vai de regular a bom. Quando o laser é associado a outras terapias, como cremes a base de ácidos, este resultado pode ser potencializado.

Tratamento com Ácidos
 
Alguns tipos de ácido como o retinóico estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão, sendo que a exposição solar deve ser evitada.

Peeling de Cristal

Trata-se de um procedimento de ação mecânica mais intensa, onde a estria e bombardeada por um jato de micro cristais de óxido de alumínio. E um procedimento simples e de rápida recuperação.

Dermoabrasão
 
A dermoabrasão é o lixamento cirúrgico das estrias utilizando lixas manuais ou elétricas. Há necessidade de anestesia local e o procedimento provoca reação semelhante à dos peelings profundos. O procedimento induz a formação de colágeno e regulariza a superfície da pele, deixando-a mais semelhante à pele vizinha e sadia.
 
--/--