Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Anatomia - Estudo Sistema Nervoso Prova 13/06/11 segunda-feira


Anatomia

Sistema Nervoso

Resumão

O que é o Sistema Nervoso?
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições. Ele controla e coordena as funções de todos os sistemas de nosso organismo
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável.

Onde se encontram os centros nervosos?
Os centros nervosos estão localizados no neuro-eixo, encéfalo e medula espinhal, dentro da caixa craniana e canal vertebral.

 Como está dividido o Sistema Nervoso?
Está divido em: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).

Quais partes representam o SNC?
O Encéfalo (localizado na caixa craniana) e a Medula Espinhal (no canal vertebral).

Encéfalo = cérebro (telencéfalo + diencéfalo) + tronco encefálico (mesencéfalo + ponte + bulbo) + cerebelo. Faz parte do Esqueleto Axial

Medula Espinhal = continuidade do encéfalo, fica dentro do canal vertebral, faz parte do Esqueleto Axial. apresenta 31 pares de nervos espinhais. Sendo: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e geralmente 1 coccígeo.

(Esqueleto axial = composto pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco.  )
  
Os   E quais partes representam o SNP?
Os nervos cranianos e espinais, ganglios e as terminações nervosas.

Vamos lembrar que essa divisão é apenas didática (para motivo de estudo), ou seja, em nosso corpo o sistema não tem divisão, ele funciona tudo integrado.

O SNP localiza-se fora do esqueleto axial, porém os nervos e raízes nervosas para fazerem conexão com o SNC penetram no crânio e no canal vertebral. Alguns gânglios localizam-se dentro do esqueleto axial.

Nervos Cranianos e Espinais: São 12 pares de nervos cranianos que estão presos ao encéfalo, esses nervos podem ser sensitivos (aferentes), motores (eferentes) ou mistos (contêm ambas as fibras). Se a união se dá com a medula espinhal, os nervos são espinhais. São 31 pares de nervos espinhais.Todos os nervos espinhais apresentam fibras motoras e fibras sensitivas. A função do nervo é conduzir informações aferentes ou sensitivas e eferentes ou motoras, respectivamente.

Gânglios: São dilatações constituídas principalmente de corpos de neurônios que mantêm relações com nervos e raízes nervosas. São estruturas relacionadas a sensibilidade e movimento.

Terminações Nervosas: Estruturas localizadas nas extremidades dos nervos em contato com os órgãos. As terminações nervosas podem ser:
1- Motoras ou Eferentes: Quando a fibra nervosa termina nos músculos.
2- Sensitiva ou Aferentes: Quando a terminação nervosa está relacionada a um órgão periférico. As terminações sensitivas apresentam receptores que produzem impulso nervoso quando estimulados.

Vamos lembrar: Aferente/Sensitiva (aiiii panela quente, toquei, vem do ambiente para dentro, ou seja, a informação Chega até o SN) e Eferente/Motor (Éee pra fazer algo, motor, a informação Sai do SN).

Neurônios
São células do Sistema Nervoso. São excitáveis que se comunicam entre si ou com células efetuadoras (células musculares ou secretoras). Isso quer dizer que o neurônio ou se comunica com outro neurônio ou com alguma células "efetuadoras", ou seja, que vão efetuar o comando que o neurônio passou pra ela. Exemplo: Mexer o braço. Quando queremos mexer o braço é enviada uma mensagem do nosso cérebro que percorre pelos neurônios até chegar nas células músculares que nos fez mexer o braço. Olha que gracinha que são os neurônios!

Existem 3 tipos de neurônios:

Aferentes ou sensitivos: estes levam informações do ambiente para o SNC. Ex.: Colocar a mão numa panela quente. (vamos nos lembrar de que nossa pele é muito sensível e quando tocamos algo quente gritamos AAAAi, ou seja, Aferente ou Sensitivo)

Eferente ou motor: este conduz o impulso nervoso até o órgão efetuador. (ou seja, "motor" é que produz o movimento) Pode ser movimento ou uma glândula por exemplo.

Associação: estes fazem conexão entre os neurônios. (o próprio nome da diz: associa = conecta)

Mas, como é formado o neurônio?
Corpo Celular ou Pericário (metabolismo do neuronio, síntese de proteínas), dendritos (se ramificam, recebem estímulos) e axônio (prolongamento longo e fino)
Fibra Nervosa: A fibra nervosa compreende o axônio e seus envoltórios, quando houver.

A Bainha de Mielina (no desenho acima) é uma fibra nervosa (envoltório), chamada de "fibra nervosa mielínicas". Funciona como isolante elétrico.

No SNC (Sist. Nerv. Central) a Bainha de Mielina é formada por células de Schwann. (p/ lembrar: lê-se CHuan, por tanto, SNCentral...)

No SNP (Sist. Nerv. Perifério) a Bainha de Mielina é formada pelos óligodendrócitos (nome mto estranho, só pode ser do "periférico")

Existem também a "fibra nervosa amielínicas", e tanto a mielínica quanto amielínica ocorrem tanto no SNC qto SNP. A diferença é que a fibra nervosa Amielíca é o impulso nervoso é conduzido mais lentamente.

SNC
Fibras Mielínicas e neuróglia = substância branca
Corpos dos neurônios, fibras amielínicas e neuróglia = substância cinzenta

Mas o que são célular neuroglia?
São células não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrição aos neurónios.

Sinapses: São as conexões entre os neurônios, onde os impulsos nervosos são transmitidos de um neurônio para outro.
No questionário do Professor, há muito mais conteúdo que aqui, mas como as respostas são simples e pequenas, achei melhor deixar no blog apenas as partes principais e aquelas outras como (filamento terminal, cauda equina, etc.) estudar pelo questionário.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário