Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Microbiologia - 31/05/11 terça-feira

Microbiologia e Biossegurança

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

EPI = Equipamento de Proteção Individual ou Indispensável

- luvas
- máscara
- óculos
- touca (gorro)
- avental (jaleco)
para toda pessoa que trabalha na área da saúde

A luva, máscara e touca devem ser descartados em sacos plásticos identificados, fazem parte do lixo tipo A (material infectante).

O descarte faz parte do dia a dia das atividades diárias.

O avental de tecido deve ser trocado sempre que necessário.

Fômites, que são?
São os utensílhos que podem veicular material contaminado para outra pessoa. Ex: a mãe dando papinha para o bebê, coloca a colher na boca primeiro e depois na do bebê. Essa colher passa a ser um "fômite".

Qual a diferença entre esterilização e limpeza?
Na esterilização o objeto fica estéril, ou seja, livre de microorganismos. Na limpeza, o material fica livre de sujeiras (cheiros, restos de produtos, etc.)

O que é antissepsia?
É a remoção (desinfecção) dos microorganismos em tecidos vivos. Como nas nossas mãos, por exemplo. Uma maneira de fazer antissepsia nas mãos é usar o alcool 70%.

O corpo (tecido vivo) não pode entrar em contato com luz ultravioleta, autoclave, água fervendo, etc. Por isso é necessário fazer antissepsia (não esterlização).

O que é microbiota?
Na nossa área, microbiota é o conjunto de microorganismos que habitam certas partes do nosso corpo, as mãos por exemplo.

Qual a diferença de microbiota residente e transitória?
A microbiota residente é aquele conjunto de microorganismos que habitam nosso corpo, sem nos causar nenhum dano e ainda impede a colonização por alguns outros microorganismos. A microbiota transitória é constituida por microorganismos que colonizam nossa pele temporariamente. Por exemplo, você pega numa maçaneta contaminada com algumas bactérias, e assim essas "novas" bactérias ficam na sua mão por um certo período de tempo até você eliminá-las ao fazer assepssia.

Em um trabalho na área da saúde, é necessário lavar as mãos a cada troca de função para eliminar a microbiota residente.

- Gorro: não pode deixar nenhuma parte do cabelo saindo para fora, nem por acessórios no gorro.

- Máscara: deve pegar toda extensão do nariz e da boca. Se o cliente tiver problemas auditivos, é necessário encontrar alguma forma de comunicação, seja falando mais alto ou mais perto da pessoa. Não se deve colocar a mão na máscara pois ela fica úmida com a respiração e a fala, e assim, transmite contaminação.

- Jaleco: inteiro fechado. Não ir de jaleco a lugares públicos. Dê preferência ao de manga longa, mas na estética, dependendo da função, não precisa ser de manga longa.

-Óculos: cuidado com a limpeza para não danificar o óculos. Se usar óculos de grau, existe uma adaptação para ele ou se usa apenas ele que já é uma forma de proteção da mucosa ocular.

- Luvas de látex ou silicone: tem que ser descartável. lavar as mãos antes de por as luvas e todos os outros equipamentos de proteção. A máscara pode deixar pra ser colocada no final. Tudo deve ser jogado fora em lixo com pedal. Deve-se retirar a luva começando pela base para os dedos, tanto faz descartar do lado direito ou avesso. A luva deve ser adequada ao tamanho das mãos (p, m ou g).

Postura Profissional: quanto mais o profissional precisa trabalhar próximo ao cliente, mas proteção ele deve utilizar, ou seja, maior exigência dos EPIs.

Doenças Transmitidas pelo Uso Indevido dos EPIs

AIDS: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Uma "síndrome" é um conjunto de sintomas sendo que cada pessoa pode apresentar um sintoma diferente.

Hepatites: Vírus se aloja no fígado.
Só para lembrar, o fígado é o órgão mais importante na área da fisiologia. Ele filtra as impurezas do sangue, ajuda na digestão, entre outras funções.
Consumo de alcool: a pessoa também pode desenvolver hepatite pelo alcoolismo. Neste caso há alteração de células hepáticas e é chamada de "Hepatite Alcólica".
Medicamentos: quando uma pessoa ingere muitos remédios, também pode desenvolver hepatite, a chamada "Hepatite Medicamentosa".

Hepatite C: é a mais forte, incidência de morte mais rápida. Mais comumente transmitida por objetos.

Hepatite B: transmitida com mais frequência pela relação sexual. Secreção, banheira, banheiros. A maioria das pessoas contaminadas com essa doença não apresentam sintomas, ou seja, é assintomáticas.

Existe 5 tipos de hepatites: A,B,C,D e E.

Os vírus podem ficar apenas incubados ou não.

Micoses: podem ser transmitidas em salão de beleza.

Cuidados com os Instrumentos

Limpeza: remoção da sujeira e mau odor. Usa-se água + detergente.
Desinfecção: destruição de microorganismos em forma vegetativa. Usa-se agentes físicos ou químicos.
Esterlização: destruição de todas as formas de vida microbiana. Usa-se agentes físicos ou químicos, com o uso de estufas ou autoclaves.

- não é recomendado o uso de palito de madeira por não ser possível uma limpeza/desinfecção do mesmo. Se usar, use de forma descartável.

POP = Procedimento Operacional Padrão.
São as instruções de limpeza para cada tipo de utensilho.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário