Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Revisão Bioquímica - 10/06/11 sexta-feira

Bioquímica

Revisão

1- Do que são formadas as enzimas e proteínas, quais seus níveis estruturais e o que influencia a forma que a proteína irá ter?
As proteínas sãs formadas por aminoácidos ligados por ligações peptídicas.

Os níveis estruturais são: primário, secundário, terciário e quaternário.

Estrutura Primária: é a sequência de aminoácido. Cada proteína tem uma sequência diferente de aminoácido.




O que determina essa sequência de aminoácido?
É o DNA de nossas células. Quando uma célula vai fabricar uma proteína, é no DNA que está a informação de qual será a sequência de aminoácidos para formar determinada proteína. Se por algum motivo tiver um erro nessa sequência, a proteína fica inativa.

A sequência de aminoácidos influencia na forma que a proteína vai ter.

Estrutura Secundária: é quando os aminoácidos vão se ligando entre si, formando uma hélice (@-hélice). São as pontes de Hidrogênio que estabilizam a estrutura secundária da proteína. (p.s.: não encontrei o símbolo "alfa".)





Estrutura Terciária: após a estrutura secundária que ela se formou em hélice, alguns aminoácidos começam a se ligar formando um enovelamento, um dobramento da molécula. Vira um novelo de lã! rs. São 4 forças que estabilizam a estrutura terciária da proteína: 1-ponte de H, 2- ligações iônicas, 3- interações hidrofóbicas, e 4- ponte de S (dissulfito). p.s.: S = enxofre.




Estrutura Quaternária: é quando a proteína apresenta mais de uma cadeia polipepitídica. Nesta proteína, além do novelo de lã (que é feito por uma linha só) é como se fosse aqueles novelos com linhas mescladas, ou seja, com 2 linhas ou mais. As 4 forças acima estabilizam essa estrutura, sendo que a mais importante delas é a Ponte de S (dissulfito).



Até agora falamos de proteínas, mas a questão também pergunta sobre as enzimas, e agora??? Calma! as enzimas também são proteínas, ou seja, há um grupo de proteínas que são chamadas de Enzimas, ok!

*A maior parte das proteínas são encontradas na forma terciária.

2- Observando a estrutura das proteínas abaixo, descreva suas possíveis diferenças:

1-
 2-
A imagem 1 é uma proteína de estrutura terciária, mais aberta.

A imagem 2 é uma proteína de estrutura também terciária, porém mais enovelada.

Podemos concluir que a sequência de aminoácidos é diferente entre elas, pois a 2° "consegui" fazer interações que a 1° não fez.

A prolina é um aminoácido que restringe a formação de alfa-hélice. Se fosse para dizermos quais das proteínas acima tem mais a prolinas, poderíamos dizer que é a 1° . Nada impede da 2° também ter prolina, porém em bem menos quantidade.

As proteínas possuem até a estrutura terciária, mas a estrutura quaternária, apenas algumas possui.

3- Explique sucintamente (resumidamente) o que ocorre com a @-queratina (alfa-queratina) no alisamento do cabelo.

Ocorre que alguns agentes químicos juntamente com agentes físicos (calor) rompem as ligações de Enxofre (da estrutura quaternária) que antes estavam na diagonal (no caso do cabelo cacheado) e quando ela se forma novamente, se faz na forma horizontal. Este rompimento de ligações é chamado de Desnaturação Proteica.

Vejam esse vídeozinho rápido e muito bacana e ilustra bem o que o professor explicou em sala de aula. (o vídeo mostra o processo inverso, um cabelo liso ficando enrolado). É só clicar no link abaixo e ir clicando na tecla Play do lado direito.



4- A principal fonte de armazenamento de energia usada pelo nosso organismo é o: LIPIDEO

Mas e a glicose? A glicose é a principal fonte de energia (não de armazenamento).

Mas porquê o lipídeo então?

Porque uma molécula de lipídeo pode fornecer 140 ATP.
Uma molécula de glicose pode fornecer 36 ATP.

Bom, então pensar. Imagine que você tenha que viajar e levar muito dinheiro (que no caso, é o exemplo para energia = ATP). Se você for levar 1.000 reais em notas de 1 real, já pensou o volume que isso não vai ser, seria 1000 notas de 1 real! Não é melhor levar tudo em nota de 100 (apenas 10 notas)? Ou seja, você vai levar a mesma quantidade de dinheiro, porém com mesmo volume de notas.

Nosso corpo sabe muito bem disso, por isso, ele guarda todas nossas gordurinhas. Vamos supor que seu corpo precisa de 420 ATP (só exemplo tá!) de reserva para ser utilizado durante o sono (pois não está sendo ingerido alimento). Qual é melhor, guardar 3 moléculas de lipideo (3 x 140 ATP = 420 ATP) ou 11,66 moléculas de glicose (11,66 x 36 ATP = +- 420 ATP) ??? Claro que 3 moléculas de lipídio, ocupa muito menos espaço do que quase 12 moléculas de glicose.

A principal maneira de armazenar lipídeo no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. Triglicérides é um tipo de lipídeo (existem vários tipos de lipídeos - ver aulas anteriores).

5- Defina enzima, do ponto de vista estrutural e funcional.

Enzima: são proteínas especializadas que aceleram as reações químicas sem ser consumidas na reação.

Biocatalizadores são substâncias que aceleram uma reação química. Portanto, as enzimas são biocatalizadoras.

Ai meu Deus, mas como assim? Aceleram sem ser consumidas na reação??? 



É simples!

Vamos pensar que você quer misturar Leite com Nescau. Ai não, vamos pensar em algo melhor.... limão, açúcar e vodka! O que fazer? Colocar tudo dentro daqueles copos de inox com tampa, e chacoalhar bastante. O que aconteceu com o açúcar, o suco de limão e a vodka? Virou uma caipirinha! Tudo graças ao copinho de inox. Se o suco de limão, o açúcar e a vodka ficassem ali durante muito tempo, um dia depois de muitos anos rss, eles iriam se misturar por conta própria, porque a vodka ia derretendo o açúcar aos poucos....... Massss com a ajuda do copinho (ENZIMA) os limão/açúcar/vodka iniciais (SUBSTRATO) se misturaram rapidamente e formou a caipirinha (PRODUTO). O que aconteceu com a enzima? ops, o copo? Nada! Continua do mesmo jeitinho de antes. Quando o limão/açúcar/vodka estavam dentro do copinho, chamamos de COMPLEXO INTERMEDIÁRIO.

Podemos representar da seguinte forma;

E + S === ES === E + P

E = enzima (copinho de inox)
S = substrato (limão+açúcar+vodka)
ES =  complexo intermediário / enzima-substrato (limão+açúcar+vodka dentro do copinho)
P = produto (caipirinha pronta fora do copinho de inox)

Estes são os passos de uma reação enzimática!

6- Analisar o gráfico e indicar qual reação caracteriza uma reação enzimática e porque.



É o gráfico 1. Porque a reação foi feita em maior velocidade.

Que fatores influenciam as enzimas?
PH e temperatura.

Cada enzima tem seu PH e temperatura ideal, ou seja, onde elas trabalham no máximo de sua potência acelerando as reações. Este PH e temperatura são chamados de PH e Temperatura ótima.

Qual é a temperatura ótima das enzimas do nosso corpo?
Entre 36 e 37 graus, que é a temperatura do nosso corpo.

E o PH ótimo?
Daí depende da enzima e do local onde vai atuar, se for no estômago, com certeza será um PH mais ácido, e assim por diante.
7- A maioria do ATP produzido no metabolismo da glicose é gerada por:

d) ciclo de krebs e cadeia transportadora de elétrons.

(ver aula de glicólise).

---

O professor também sugeriu dar uma olhada em;

- classificação dos carboidratos
- fator em comum das substâncias que são facilmente absorvidas pelas membranas biológicas (lipossolubilidade)
- transporte de lipídeos no sangue - ver lipoproteínas

Para quem tem dificuldade em entender gráficos, ver postagem especial sobre gráficos! Muito fácil baby!

Assim que eu for estudar as outras aulas de bioquímica, vou fazendo alterações nas postagem conforme for estudando ok!

Agora é só rezar! rsss

bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário