Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Técnicas de Massagem - 31/08/11 quarta-feira

Técnicas de Massagem

Sistema Linfático

Aula Teórica

A professora pediu para fazermos um resumo em sala sobre o que foi estudado. Segue abaixo meu resumo, mas não foi corrigido pela professora ainda, espero que esteja correto e que seja útil para nossos estudos.

Sistema Linfático e Drenagem Linfática

Resumo

***Peço que NÃO copiem este resumo pois já está com a professora ela vai saber se alguém copiou, espero que sirva apenas como uma idéia na hora de fazer o seu ok!***

"O Sistema Linfático é uma rede de vasos que ajuda o Sistema Venoso a retirar do interstício celular os resíduos metabólicos, lixo celular e proteínas de macro moléculas que não foram absorvidas pelos capilares venosos.
Ao longo do Sistema Linfático encontramos os linfonodos que tem como principal função a produção de linfócitos que são as células de defesa do nosso organismo. Além dessa função de defesa, o linfonodo tem a função de filtrar a linfa, que é líquido que percorre o sistema linfático. Esse líquido chamado de linfa é constituído por água, substâncias, resíduos e toxinas que resultam do metabolismo celular. Os principais linfonodos são: axilares, cervicais e inguinais e estes nomes são devido a suas localização.
Os vasos linfáticos são chamados de capilares ou linfáticos iniciais, pré-coletores, coletores e ductos linfáticos de acordo com seu calibre, sendo nessa ordem o menos calibre (capilares) e os de maior calibre (ductos).
Esses vasos funcionam paralelamente às veias, e estão localizados pelo corpo todo.
Assim como nas veias, os vasos linfáticos possuem válvulas que impedem o retorno da linfa. A abertura dessas vávulas ocorre a cada 6 a 10 segundos e assim a linfa vai sendo transportada e é impulsionada também por outros mecanismos como o mecanismo de pressão, bombeamento dos vasos linfáticos, musculatura esquelética e circulação sanguínea.
Há dois principais vasos que são: ducto linfático direito e ducto linfático toráxico, sendo que o primeiro recebe a linfa proveniente de toda a região localizada acima do umbigo e do lado direito do corpo já o outro recebe a linfa vinda do restante do corpo.
Se durante o percurso da linfa passar alguma bactéria, vírus, ou corpo estranho pelos linfonodos, é este que vai reter o corpo, produzir células de defesa, podendo até formar uma íngua.
A drenagem linfática vem para ajudar esse sistema a funcionar melhor e assim é indicada no tratamento de várias disfunções como: edemas, acne, rosácea, celulite, etc.
A pressão utilizada na massagem de drenagem é suave, velocidade lenta para respeitar o tempo de 6 a 10 segundos de abertura das vávulas e sempre direcionando a linfa para os gânglios (linfonodos) mais próximos da região que está sendo trabalhada."

O que é edema?
A linfa percorre o sistema linfático graças a sutis contrações dos músculos, da pulsação das artérias próximas e do movimento das extremidades. Se um vaso sofre uma obstrução, o líquido se acumula na zona afetada, produzindo-se um inchaço denominado edema.

Esquema do Interstício e Capilares

Notem as flechinhas: 1, 2 e 3.

1) Imaginem que o sangue está chegando ao local por este Capilar Arterial. Este sangue está cheio de nutrientes. A parede deste capilar permite que estes nutrientes passem para as células que estão ali à sua volta devido à uma diferença de pressão, ou seja, as células estão "vazias" de nutrientes, e o sangue está "cheio" por isso a tendência natural é que os nutrientes passem pela parede do capilar e cheguem até as células. Este processo é chamado de Ultrafiltração.

Resumindo: É igual o caminhão da Skol passando por uma festa que está apenas começando.... todo mundo vai pegar as garrafas e o caminhão vai ficar vazio. O caminhão seria o capilar arterial, as caixas seria o sangue e as garrafas de cerveja seriam os nutrientes. As pessoas da festa seria as células. E a diferença de pressão seria a "pressão psicológica" das pessoas gritando para o motorista parar (afff viajei agora hein!)

2) Quando as células terminam de absorver os nutrientes que precisavam, elas "jogam fora" o que não utilizou ou o que restou de seu metabolismo, daí o Capilar Venoso (é a continuação do capilar arterial, mas ele é chamado de venoso porque agora vai carregar o sangue sem nutrientes) recebe esse lixo metabólico (também por uma diferença de pressão) e segue para as veias. Este processo é chamado Absorção Venosa.

Imaginem que todos tomaram suas cervejinhas e o caminhão passou para recolher os vasilhames vazios. (lembrem que é o mesmo caminhão, porém quando chegou ele estava cheio e quando saiu estava carregando o lixo que sobrou)

3) Mesmo os capilares venosos retirando o lixo metabólico, ele não consegue recolher tudo, é aí que entra o Capilar Linfatico. Ele pega o resto que ficou no meio celular e que não foi levado pelos Capilares Venosos. No capilar venoso, esse "lixo" é a linfa que vai seguir pelo Sistema Linfático e ser filtrada pelos linfonodos.

O caminhão (capilar venoso) pegou a maioria das garrafas (resto metabólico, toxinas, etc.), porém algumas ainda ficaram no chão, jogadas, quebradas, etc. Então vem a moça da limpeza varrendo tudo. Esta moça seria os Capilares Linfáticos.

Quem quiser mais informações sobre o Sistema Linfático, tem explicações bem legais no site: http://auladefisiologia.wordpress.com/category/uncategorized/

***Espero ter ajudado e tô rezando pra não ter escrito nenhuma besteira! rssss***

--/--

Nenhum comentário:

Postar um comentário