Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Eletroterapia I - 14/03/12 quarta-feira

Eletroterapia I

Endermoterapia / Endermologia /  Vacuoterapia

Pessoal, pelo que entendi a aula toda foi sobre Vacuoterapia. Então, pesquisei sobre estes assuntos na internet e vejam o que encontrei no site de uma médica chama Dra. Ana Flávia Oliveira Leal:

*Endermoterapia é o nome correto, mas popularmente é conhecido como "endermologia". Assim sendo, endermoterapia e endermologia são a mesma coisa.

*Vacuoterapia: é diferente da Endermoterapia, ver abaixo.

Diferenças entre Vacuoterapia e Endermoterapia:

Vacuoterapia:

- A prega cutânea é fixa e não variável
- O operador fricciona a ventosa ou o cabeçote no corpo do paciente, causando uma sensação desconfortável e dolorida, tanto para o paciente como para o operador

Conceito: o sistema promove uma sucção, pressão negativa (-), do tecido a ser tratado.

A Vacuoterapia é uma técnica milenar que evolui com o passar do tempo. Pode ser por cabeçotes com pequenos roletes para facilitar o manuseio sobre o corpo do paciente, que recebe um óleo, gel, ou até mesmo o uso de uma malha (macaquinho) para deslizar melhor. É indicado para tratamentos de quelóides, cicatrizes hipertróficas e tratamento facial, com resultados comprovados por profissionais da área.
Devemos lembrar ainda que a prega cutânea feita pelo equipamento de vacuoterapia é fixa e não variáve,l o que pode gerar ou aumentar a flacidez de pele do paciente, e isso ocorre porque nosso corpo tem diferentes tensidades de pele. Exemplo disso é o culote, que é mais rígido, com tecido adiposo (células de gordura) mais compacto, diferente de uma entre-face da coxa, onde o tecido conjuntivo (pele) é mais sensível e flácido em praticamente 90% dos pacientes.

- Pode-se usar gel ou malha

Endermoterapia:
  • A prega cutânea é móvel e gravitacional, molda-se à região corporal que está sendo tratada;
  • O cabeçote é motorizado e o operador apenas executa as manobras indicadas para cada quadro clínico, sendo muito confortável e relaxante tanto para o paciente quanto para o operador do equipamento.
Conceito : O sistema promove uma sucção, formando uma prega cutânea, pressão negativa (-) entre dois rolos motorizados. Estes, por sua vez, realizam uma massagem, pressão positiva (+).
Suas principais indicações são:
  • Pós-Operatório de Lipoaspiração e Cirurgia Plástica;
  • Celulite Fibrosa;
  • Gordura Localizada;
  • Redução de Medidas;
  • Drenagem Linfática;
  • Tonificação da Pele;
  • Má Circulação.
Atualmente, existem apenas 5 (cinco) equipamentos que realmente são indicados para Endermoterapia (Endermologia): Endermologie, Silklight (antigo Silhouete), Celluvac, In-dermo e Celutrat.
A Endermoterapia (endermologia) é um método indolor e não agressivo, que executa uma massagem suave, relaxante e profunda, pois compreende, ao mesmo tempo, massagem, rolamento motorizado e sucção, atingindo todas as camadas do tecido conjuntivo, atuando com inteira eficácia no tecido adiposo (células de gordura). Quanto à circulação, teremos uma hipervascularização na área tratada, um aumento de oxigenação e o descongestionamento dos vasos sanguíneos.
Como em qualquer outro método, a Endermoterapia (Endermologia) também tem suas contra-indicações. Pacientes com:
  • Cálculo Renal (paciente em crise);
  • Problemas Vasculares (trombose venosa profunda);
  • Neoplasias (Câncer).
Na Endermoterapia devemos lembrar que o paciente fará uso de uma malha de poliamida para higiene e proteção, que não há limite de idade para se submeter ao tratamento e, ainda, até mesmo as gestantes podem fazer o uso deste método.

- Deve-se usar a malha

Caso alguém se interesse em ler a reportagem completa da Dra. Ana Flávia, segue site:


--/--



Nenhum comentário:

Postar um comentário