Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Eletroterapia I - 24/05/12 quinta-feira

Eletroterapia I

Profa. Taís

Iontoforese



"A iontoforese é a introdução de radicais químicos nos tecidos, através de um campo elétrico, produzido por uma corrente unidirecional. Durante essa introdução ocorrerá repulsão e atração iônica de acordo com a polaridade de cada elétrodo e assim sua interação com a membrana biológica."

Esta função se da através de uma corrente galvânica, com o auxílio de uma caneta rolo (parte do equipamento usado), a qual tem o objetivo introduzir substâncias (princípios ativos específicos) polarizadas, hidrossolúveis, fazendo uma revitalização corporal e facial.

Utilização da iontoforese
A tecnica da iontoforese é utilizada para vários objetivos fisioterapeuticos, tais como:
  • Vasodilatação
  • Aumento da permeabilidade, metabolismo e oxigenação celular
  • Aumento da eliminação produtos do catabolismo celular
  • Aumento reabsorção de edemas
  • etc.
  • Proporciona a penetração de ativos - principal objetivo para o tratamento da pele
Essa é uma situação que ocorre quando se aplica a iontoforese. Os tecidos são efetivamente um eletrólito contínuo com o eletrodo ativo e o ionto (produto ionizável) já aplicado na pele. Os íons com cargas positivas podem desviar-se do polo com carga positiva em direção ao polo negativo e passar através da pele e para dentro dos tecidos, e vice-versa para os íons com carga negativa. Alguns perderão sua carga no tecido e ficarão quimicamente ativos. Desse modo, parte da droga é introduzida nos tecidos.

Vantagens da iontoforese: redução do risco de infeção por ser não inasivo; as soluções dos fármacos são  administradas diretamente no local de tratamento minimizando os efeitos adversos, indolor, sendo uma forma alternativa a forma injetável, menos traumática.

Contra-indicações:

- DIU metálico
- marca-passo cardíaco
- gestante
- dermatites
- pinos ou placas na região
- TVP
- CA

"A iontoforese é uma técnica não invasiva, com uso da corrente galvânica, de introdução de ativos ionizáveis nos tecidos através de um campo elétrico . Ocorre uma repulsão e atração iônica de acordo com a polaridade.

Este recurso terapêutico é utilizado a muito tempo, desde o século 18, e atualmente é muito utilizada na Fisioterapia Dermato-Funcional como uma alternativa para potencializar a transferência de ativos.

Além dos efeitos fisiológicas da própria corrente galvância, deve-se sempre observar o efeito de cada ativo ionizável utilizado no tratamento com iontoforese. O ativo deve ser escolhido de acordo com o objetivo do tratamento que pode ser bem variados como: rejuvenescimento, gordura localizada, celulite, hidratação da pele etc.

É importante prestar atenção na polaridade da substância que vai ser utilizada, por exemplo se a polaridade do ativo for positiva, para que ocorra penetração o eletrodo deve ser utilizado com a polaridade também positiva para que os íons se repelem e haja penetração da substância.

A corrente galvância pode gerar vários efeitos fisiológicos como os que serão apresentados a seguir:

EFEITOS FISIOLÓGICOS:

Calor

Ocorre calor porém ele não é suficiente para a sensação térmica; por efeito joule a corrente elétrica através de íons nos líquidos orgânicos produz calor.

Eletrólise

Os íons positivos e negativos dos fluidos corporais são movimentados, de acordo com sua polaridade, em direção a região subcutânea próximo aos eletrodos que foram colocados na pele isso é eletrólise.

Eletrotônus

Alteração da excitabilidade e condutibilidade do tecido.

Vasodilatação

Ocorre uma hiperemia ativa pela ação da corrente sobre os nervos vasomotores.

Aumento da ação de defesa

Com a vasodilatação ocorre um aumento de fagocitários e anticorpos."
 
 
--/--


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário