Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Microbiologia e Biossegurança - 01/03/11 terça-feira

Olá, boa noite!

Esta foi nossa primeira aula prática dessa matéria. A Prof.(a) nos apresentou os objetos que vamos utilizar no laboratório.

Segue o que foi escrito no quadro:

- proveta: Serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida.




- Erlenmeyer: Utilizado no aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias e proceder reações entre soluções. A boca mais estreita serve para evitar que o produto espirre para fora durante a dissolução. A "tampa" utilizada para vedar este objeto é chamado de "boneca" .

(vamos lembrar de "erlen" que pode ser um nome feminino, assim a gente se lembra de "boneca" e consequentemente, nos lembramos do formato do objeto)










- Tubo de Ensaio: Empregado para fazer reações em pequena escala, principalmente em testes de reação em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do Bico de Bunsen.









- Alça de Platina e Fio de Platina: A alça é utilizada para espalhar a bactéria (por ex.) por cima da cultura (gelatina ágar) e o Fio é para inserir a bactéria no meio (dentro) da cultura.







Este é fácil de lembrar porque a alça forma uma argola, e por isso fica mais fácil de espalhar, e o fio é pontudo e fura,  por isso dá pra inserir dentro da gelatina.

- Estante: Serve para colocar o tudo de ensaio, já que este não para em pé sozinho (base ovalada).












- Boneca: é a vedação do Erlenmeyer. 

- Placa de Petri: Uma placa de Petri, ou caixa de Petri é um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico que os biólogos utilizam para a cultura de micróbios.












Estes são aqueles vidrinhos que a professora ensinou como se deve segurar: apenas com uma mão onde devemos apoiar a placa nos dedos e abrir a tampa com a mesma mão.

- Becker: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a Tela de Amianto.







Bom, para lembrarmos deste, pensei em "beber" porque becker começa com BE, e a forma lembra um copo largo e comprido.

- Meios de Cultura: Pode ser sólido que é o "ágar" (aquele pozinho que vira tipo uma gelatina, com cheiro estranho. Ou líquido, que é chamado de "caldo".
Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia como os açúcares, as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais.

Veja aqui nesta foto a Placa de Petri, o Meio de Cultura sólido e a Alça de Platina.
- Microscópio: O microscópio é um aparelho usado para ampliar e regular, com uma série de lentes capazes de enxergar através da luz, estruturas pequenas impossíveis de visualizar a olho nú.


















- Alça de Drigalski: ideal para esfregaço em aplicações microbiológicas, é similar a Alça de Platina, porém é feita de vidro.  











Para esterilizar este objeto, molha a alça no alcool e passa rapidamente no fogo (chama azul). Ela fica um pouco incandescente, e assim fica esterelizada.


 ---













Nenhum comentário:

Postar um comentário