Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal

Olá, seja bem vindo! Meu nome é Fefa, faço curso superior de Estética, estou no 4° semestre e escrevo no blog desde o 1° dia de aula. Divido aqui os conteúdos aprendidos no curso e dicas de estética.
Espero que gostem!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Estética Corporal I - 29/03/12 quinta-feira

Estética Corporal I

Profa. Mayara

-Tipos de Corpo-

-Lipólise-

Mecanismo da Lipólise
A gordura é armazenada no tecido adiposo sob a forma de triglicerídeos cujo metabolismo é regulado por hormônios. A quebra dos triglicerídeos (lipólise), por exemplo, é mediada pela adrenalina através da ligação desta a receptores adrenérgicos (beta e alfa adrenérgicos) presentes na superfície dos adipócitos. Tal ligação é responsável pela produção de AMPc que, por sua vez, estimula a enzima lípase responsável pela quebra de triglicerídeos em ácidos graxos livres e glicerol.

Inibição da Lipólise
A enzima Fosfodiesterase degrada o AMPc (adenosina monofosfato cíclico) que é um tipo de "mensageiro" da célula. A fosfodiesterase dimiui o nível de AMPc (pois está degradando ele) e esses níveis baixos impedem a lipólise nas células adiposas, ou seja, impedem a quebra de gordura das células que armazenam essa gordua pra reserva.
Um inibidor da fosfodiesterase faz com que o AMPc aumente e a lipólise seja mais eficaz.
Alguns tratamentos estéticos são feitos com inibidores da Fosfodiesterase.

-Graus de Celulite-

Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteCondição Normal
Na condição normal o tecido gorduroso é ricamente irrigado, as células gordurosas são de tamanho e formas normais. Os vasos são eficientes e tem formato normal.

Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteEstágio 1 da celulite
Acontece um aumento de volume  das células do tecido gorduroso na região afetada ocasionado por acúmulo de gordura dentro da célula. Não existe alteração circulatória e dos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. Não há sinais visíveis na pele e nem dor.

Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteEstágio II da celulite
As células gordurosas ficam um pouco mais cheias de gordura, e as que ficam na parte mais profunda começam a sofrer o mesmo processo. Já aparece um certo grau de fibrose, que se piorar, começa à formar micronódulos na fase seguinte. O aumento do volume das células provoca alteração circulatória por provocar a compressão das microveias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa (líquido aquoso que banha as células)  ficam represados . Ocorre então um maior “inchaço” das células gordurosas e detritos tóxicos, que deveriam ser eliminados, começam a ficar acumulados. Na pele já é possível se observar irregularidades à palpação e ainda não existe dor.

Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteEstágio III da celulite
As células continuam aumentando de volume por causa da contínua aquisição de gordura. Ocorre uma desordenação do tecido e aparecimento dos nódulos que apesar de mais profundos, são vistos como irregularidades na superfície da pele, mesmo sem palpação. Começa a existir uma fibrose, que é o endurecimento do tecido de sustentação (onde estão as fibras) e a circulação fica ainda mais comprometida. Pode aparecer os vasinhos e microvarizes. A pele tem o aspecto parecido com "Casca de Laranja". Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas (Deve-se lembrar que a celulite é basicamente um problema circulatório, e nesse estágio a circulação no tecido gorduroso já está com problemas).
           
Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteEstágio IV da celulite
O inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado, o tecido de sustentação se torna mais endurecido (fibroesclerose) e a circulação de retorno está muito comprometida. Nesse estágio, a celulite é dura e a pele fica "lustrosa", cheia de depressões, com aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço está freqüentemente presente, mesmo sem esforço. Aparecem os aspectos anteriores já descritos e surgem os "Black Holes", ou "Buracos Negros", que são regiões de circulação diminuída, representando uma coalizão de vários micronódulos em macronódulos e a presença de significativa fibrose.

--/--

Nenhum comentário:

Postar um comentário